Candomblé Angola Nkisi Hongolo, Nkisi Angoroméia.


Nkisi Tatetu Hongolo, Nkisi Mametu Angoroméia
 
Nkisi Hongolo 
 
No Mundo das diversidades não á diferenças tudo é belo, Hongolo é a própria cobra faz a transformação do Nkisi das adivinhações grande feiticeiro e curador. Tem sua representação como homem serpente. Traz nas mãos duas cobras de metal amarelado ou branco.

Está presente em todas as civilizações antigas, o princípio da sabedoria a cobra que morde o próprio rabo fazendo um ciclo simbolizando o infinito. A corruptela da palavra Hongolo que significa réptil, Hongolo nome pelo qual está divindade é conhecida no candomblé Angola a serpente a cobra mais venenosa.

Surge da água em pequenos rios, florestas verdes, lamas cinzentas, em arvores seu caminho é muito próximo da senhora das águas doce Nkisi Dandalunda chega a se confundir já que ambos estão no reino das águas e da fecundação. Hongolo também é a cobra na terra e conhece as profundezas do planeta conseguindo fazer as suas transformações embora sua natureza seja masculina.

Na Mitologia Bantu Tatetu Hongolo também identifica como uma cobra sagrada que aparece em todas as mitologias antigas.


Nkisi Angoroméia

Essa divindade é o próprio arco íris é o esplendor pelos raios do sol quando está no alto apresenta sua beleza no alto do Céu com suas cores belíssimas. Angoroméia é uma divindade fêmea sua ligação o arco iris que começa através de pequenas garoas, pequenas chuvas quando o Sol ainda não se põe.

Com o calor da terra molhada da chuva forma um vapor quente devido o calor do Sol se forma o arco iris, a onde Angoroméia se manifesta em forma de cores, um dos seus papeis da bela natureza e formar grandes chuvas e tempestades devido o ar e o calor, com seu arco-iris faz os movimentos da subida e a descida das águas.

Angoroméia embeleza todos os quatro quantos do Mundo uma divindade piedosa e calma, mas traiçoeira não gosta de falsidades. Angoroméia é o Nkisi que auxilia a comunicação entre os seres humanos e as divindades, sempre que aparece um arco-íris no céu, os povos Bantu saúdam Angoroméia com paó (palmas batidos em sequência), ela está sempre entre nós.

Nomes e características dos Jinkisi e Minkisi: Hongolo e Angoroméia.

Hongolo – Corresponde a cobra mais venenosa, participou da criação da Terra gosta de ovos, batata doce em forma de cobra e de azeite de dendê, considerado um Nkisi Macho é o Nkisi das adivinhações, grande feiticeiro e curador.

Angoroméia – É uma das divindades mais velhas ligada à chuva à fertilidade e abundância, faz parte da formação da Terra nos princípios, governa os movimentos dos astros é o próprio arco íris, menos agitado que Hongolo.

Seus filhos devem evitar a tangerina, fruta de conde, abacaxi e peixe de couro. Como faz a transmutação da água em seus estados sendo responsável pelas chuvas é o senhor das riquezas e ligado aos ciclos vitais da Terra.

Saudações: Ngana Angoroméia kiambote,  Kiuá Hongolo! (salve o belo senhor do arco-íris). Angoroméia lê! (arco íris hoje!).
Elemento: Água, Céu e Terra.
Símbolos: Ebiri, serpente, circulo, brajá de búzios.
Dia da Semana: Terça-feira.

Contato para conselhos, explicações, assunto espirituais jogo de Búzios - (11) 951532874 SP - WhatsApp

Um comentário: